20 de junho – Dia Nacional da Advocacia Trabalhista.

Entenda o papel do advogado trabalhista na prevenção e resolução de problemas jurídicos

Comemorado em 20 de junho o dia do Advogado Trabalhista é uma celebração anual dedicada a reconhecer e valorizar o importante papel que esse profissional desempenha na sociedade.

A homenagem é feita aos profissionais do Direito que atuam diretamente com empregados e empregadores nas questões trabalhistas e são fundamentais para o andamento dos processos e para a execução da atividade fim da própria Justiça do Trabalho.

Histórico:

A advocacia trabalhista foi oficializada no país a partir da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), que definiu como imprescindível a figura de um representante legal que defendesse direitos de empregados e empregadores nos litígios envolvendo as relações de trabalho e emprego.

Assim, tal advocacia especializada conta com quase 80 anos de história oficial em apoio aos trabalhadores e empregadores na pacificação dos conflitos trabalhistas.

O exercício da advocacia é repleto de possibilidades, com inúmeras especialidades e conhecimentos técnicos específicos de cada área. O Direito Trabalhista é um deles e, para exercê-lo com excelência, é preciso que o profissional tenha uma compreensão ampla da legislação além de compreender a dinâmica da política, economia, das relações sociais do trabalho, e de áreas afins ao universo trabalhista e econômico.

Para ser um advogado trabalhista, é preciso ter em mente que há a necessidade de um preparo constante para conseguir atuar em diversas frentes.

O dia a dia do advogado trabalhista é bastante agitado. Ele atua dentro das empresas e, em audiências e sessões semanais e às vezes até diárias. Diferente de outros ramos do direito, o advogado trabalhista tem atuação permanente em audiências e sessões de julgamento que demandam dele expertise na prática dos atos processuais, organização de agendas e prazos, além de boa comunicação com empregadores, trabalhadores, gestores, sindicatos, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho, servidores e magistrados.

Advogados que atuam nesse cenário, trabalham para não inviabilizar a atividade econômica das organizações e, para que os empreendimentos possam, também, cumprir sua função social, mantendo e gerando empregos e a entrega de serviços e produtos.

A advocacia trabalhista também acompanha com celeridade as mudanças dos nossos tempos, atualiza teses e as leva para a análise do Judiciário.

Não é demais dizer, portanto, que, se desejamos a pacificação social, esta passa necessariamente pela advocacia trabalhista, por isso desejamos um feliz dia do advogado trabalhista aos nossos associados e colegas de profissão.

Eder Daré é Advogado na SEG ADVOGADOS ASSOCIADOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *